30.10.06

Candidatos nordestinos foram 'beneficiados" por apoio de Lula, diz Jaques Wagner

Daniel Merli Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governador eleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse neste domingo (29) que o reconhecimento do trabalho de Luiz Inácio Lula da Silva para a recuperação das regiões mais pobres fez com que os eleitores nordestinos, na maior parte dos estados da região, optassem por candidatos de partidos da base aliada do governo federal.

O ex-ministro das Relações Institucionais destaca o fato das maiores votações em Lula terem sido no Amazonas, Maranhão, Ceará e Bahia. Para ele, esse resultado não é "gratuito". "É o reconhecimento de que Lula decidiu fazer uma política de desenvolvimento regional." Segundo Jaques Wagner, os candidatos a governador que apoiaram a reeleição foram beneficiados com o apoio a candidatura de Lula. "Isso faz com que Lula inicie o seu segundo governo com o apoio de quase todos os governadores do Nordeste."

Dos nove estados nordestinos, apenas dois elegeram governadores do partido de Geraldo Alckmin, candidato a presidente pelo PSDB: Alagoas e Paraíba, onde foram eleitos os tucanos Teotônio Vilela e Cássio Cunha Lima. Na Bahia, Piauí e Sergipe, conquistaram o governo estadual candidatos do PT (Jaques Wagner, Wellington Dias e Marcelo Déda).

O PSB, que faz parte da base aliada do governo federal, assumirá o governo no Ceará, com Cid Gomes, no Rio Grande do Norte, com Wilma Faria, e em Pernambuco, com Eduardo Campos.No Maranhão, o candidato do PDT, Jackson Lago, foi eleito com apoio declarado a Lula. Nacionalmente, o PDT não definiu apoio para presidente no segundo turno, mas liberou os filiados a fazer isso em nome próprio.

Nenhum comentário: